EXPECTANTE

EKKLESIA EXPECTANTE

Caro amigo Expectante. Quando nós falamos para você sobre, calor, luz e sonoridade como princípios cardíacos que devem ser achados e operados por aqueles que desejam caminhar pela Senda Gnóstica Dualista tínhamos a intenção de acrescentar-lhe alguns mui secretos ensinamentos esotéricos cristãos.

Para o entendimento do que vamos lhe revelar aqui você deve olhar de modo cabalístico mui diferenciado para o número 5. Só então poderemos lhe falar de cinco fundamentais arcanos que constituem o ensinamento da Gnosis cristã.

Os cinco Princípios Fundamentais em que a Gnosis cristã se alicerça são os seguintes: 1 - O Microcosmos; 2 - a Queda que tirou o Microcosmos do seu estado de micromundo onde o Reino da Luz se refletia por inteiro; 3 - a formação de um espaço especial nesse mundo material onde os Microcosmos desceram arrastados pela Queda e onde o calor, a luz e a sonoridade ainda guardados nesse ser em uma semente chamada proto-átomo, podem adentrar para respirarem uma atmosfera especial em que a Água ali administrada como Mistério Lustral produz o que denominamos de Water-Power-Light4 - A Força denominada Water-Power-Light e o modo como ela impele o gnóstico a escolher e andar pela Senda Iniciática; 5 - O Mensageiro da Luz ou Grão-Mestre que constrói no espaço mencionado no fundamento 3 a Santa Ekklesia ou Escola de Mistérios aparelhando-a como local sagrado onde os Ritos de Mistérios, dentre eles o Rito Lustral, são celebrados segundo as fórmulas e princípios realmente transfiguradores.

Uma Escola de Mistérios não tem só alunos. Se assim fosse não haveria no plano de Salvação da Gnosis a figura do Hierofante ou Mensageiro da Luz, do Grão Mestre, como fundamento 5 e nem haveria a necessidade de se construir e formar o espaço especial de que falam os fundamentos 3 e 4. Também não haveria a necessidade de se celebrar os Ritos Sagrados segundo as fórmulas e princípios realmente transfiguradores. Qualquer pessoa poderia, tal como acontece nas religiões e organizações comuns, celebrar uma mera imitação do que Cristo fez no cenáculo quando lavou os pés dos discípulos e em seguida lhes deu do pão e do vinho eucarísticos. Uma Escola de Mistérios gnóstica e cristã em que só há alunos não reflete o que ensinou Valentin gnóstico, Mani persa e Prisciliano, nem o que ensinaram os Paulicianos, os Bogomilos, os Cátaros e os Rosacruzes clássicos. Ela não reflete nada que encontra-se escrito nos Documentos Essênios de Qumran ou na Biblioteca Gnóstica de Nag Hammadi. Ela também não segue nada do que está ensinado no Novo Testamento ou no Evangelho da Pistis Sophia.

Uma organização esotérica qualquer que rasga algumas das páginas dos documentos de Qumran, dos documentos de Nag Hammadi e em especial algumas do Evangelho da Pistis Sophia também rasga outras onde estão assentados os cinco fundamentos de que falamos acima. Ela não pode, assim, ofertar uma Senda Gnóstica Transfigurística, uma Via Iniciática Cristã Dualista, resultando em uma mera organização monista muito próxima das que são típicas dos grupos religiosos e místicos.

Numa Escola de Mistérios a mão do Hierofante está sempre presente e opera sempre renovando e reorganizando os princípios que dão aos Ritos a qualidade de instrumentos iniciáticos através dos quais o gnóstico aluno abre a Senda da Libertação.

Caro Expectante. Busque compreender o que estamos dizendo de forma livre e segundo o seu coração. Olhe, por exemplo, como estão reunidos diversos símbolos gnósticos universais na Carta 5 do Tarot.

Depois de conferir de modo profundamente esotérico o simbolismo da Carta V ou Carta do Hierofante passe para uma investigação igualmente profunda dos Arcanos XI (A Força) e XIV (O Batismo ou a Temperança).

H:\Akoustikous\BogoRaiForça Hierof1..jpg
 

Figura 1: A Carta do Hierofante ou Carta 5 (V), a Carta da Força  (XI) e a Carta do Mistério Batismal (XIV). A Força Water-Power-Light.

Após verificar todo esse simbolismo, caro Expectante, não permita que lhe falem de CAMPO DE FORÇAS,  de CAMPO DE VIDA e de CAMPO DE LUZ sem que lhe falem, também, do simbolismo iniciático universal segundo o qual esses três compartimentos do espaços espiritual de uma Escola de Mistérios são caracterizados. Não há FORÇA sem que o HIEROFANTE não a dinamize junto com os Santos Anjos chamados DYNAMEIS. Não há VIDA sem que os Anjos EXOUSIAI a opere por meio dos Santos Mistérios Lustrais. Não há FORÇA onde o Éon Santo COLUNA DE GLORIA está ausente para gerar trincas e aberturas na forma de passagens para o escape daqueles pobres prisioneiros cujos corações ardem de anelo por Libertação.

Preste muita atenção, caro Expectante, na palavra Libertação. Nós a utilizamos segundo a Tradição Hindu Budista em seu momento mais primitivo e mais próximo da Tradição Hindu Jaina. No Jainismo o homem é entendido como uma entidade viva que existia em puro estado luminoso sutil, espiritual, mas, que por um erro caiu numa condição material densa, escura, e perdeu a sua característica divina como ser luminoso imortal. Ele jaz, agora, num estado material de aprisionado e dotado de natureza ilusória, imperfeita e mortal. 

É necessário entender segundo essas duas acima citadas formas de Tradição Hindu que Luz e trevas, matéria e espírito, são  como que campos de existência distintos, opostos e inimigos um do outro. Quem jaz agora nas trevas e na densidade material tem um corpo biológico que é formado de pó do carma e não pode participar de forma plena dos princípios do Reino da Luz. É por isso que na Gnosis formada a partir das Cinco Grandes Tradições da Sabedoria Antiga, fala-se de dualismo, ou seja,  de duas ordens de natureza

Segundo a ordem de natureza da Luz e do Espiritual o homem é um Microcosmos, uma esfera diminuta de vida que imita a grande esfera de vida que constitui o ser dos Santos Anjos e do Reino da Luz. Mas, depois que o homem mergulhou por erro no lugar material escuro e achou ali o pó do carma com o qual formou o seu corpo mortal, ele tornou-se uma personalidade, isto é, uma quadruplicidade (□) onde há o corpo mais denso, um segundo corpo que o interpenetra com éteres e é chamado de Corpo Vital ou Etérico, um terceiro e muito sutil corpo de emoções e sentimentos, também chamado Corpo Astral, e um mui rudimentar corpo de pensamentos ou Corpo Mental Concreto. Tudo isso é mortal e tem a sua matriz na matéria escura, no pó do carma. Com essa personalidade o homem atual, ou seja, esse homem que na Bíblia é dito descendente de Adão e Eva, só pode comer espinhos, cardo e alimento amargo (Gen. 3: 18 e 19). O sofrimento, o envelhecimento, o adoecimento, a morte e um novo retorno personal são como que o resultado de sua vida nesse campo existencial da matéria escura, tenebrosa.

Restou a esse pobre homem que segundo Gênesis 3: 19 se vestiu do pó do carma e com ele formou a sua quadruplicidade mortal e imperfeita, um pequeno átomo paradisíaco, ou como diz a Gnosis, um proto-átomo, o qual se esconde no alto do ventrículo direito do seu Coração e que ali aguarda pelos efeitos de Dukkha, ou seja, da longa e mui sofrível peregrinação do Microcosmos por muitas vidas biológicas e, assim, pelo amadurecimento e pelo reconhecimento de que no reino da matéria só há escuridão, ainda que nela brilhe algumas pequenas chamas de claridade. Essa claridade significa uma luz falsa que causa muitos dissabores ao peregrino que anela libertar-se. Ele há de se enganar por muitas vezes tomando essa claridade falsa por Luz quando na realidade ela é apenas um fulgor enganoso e fantasmagórico. Depois de muito tempo perdido, de muitas personalidades manifestas no Microcosmos, o peregrino começa a desconfiar dessa claridade e a procurar a verdadeira Luz.

É nesse estado de procura e de desconfiança de que neste mundo material uma falsa claridade o enganou por muitas reencarnações que esperamos encontrar o Expectante.

O proto-átomo, além de ser um princípio paradisíaco em dormência no coração do homem, é também uma trinca ou ruptura que na figura 1 foi representada por uma quebradura na coluna da vida mortal desenhada no arcano XI.

A ruptura ou trincado representado na coluna do arcano XI da figura 1 só aparece e só se torna um ponto de escape, de libertação, por meio das chamadas Teletai ou Iniciações de Mistérios. Quando a espinha dorsal da vida da personalidade assimilou Dukkha ela se trincou e por essa abertura pode entrar a nota musical e voz melódica (♪♫) do Hierofante, dos Santos Anjos e dos Enviados da Luz Perfeita. Os Anjos Exousiai podem fazer aparecer na veste da personalidade o que nos Evangelhos Gnósticos é denominado Poder-Luz ou Power-Light. Ele é um poder falante e melódico descrito por Hermes Trismegistos no Poimandres, também chamado Pimander. No tratado Crater do Corpus Hermético esse poder é operado a partir do mergulho das almas anelantes por libertação na Bacia ou Fonte Lustral.

O Expectante pronto para o Mistério Lustral é um peregrino que só traz na sua bagagem o proto-átomo e a sua dolorosa experiência de demora por muitos ciclos biológicos no reino da matéria justamente porque muitas falsas luzes brilharam diante dos seus olhos e somente lhe deram um peso mental horrível sobrecarregando o seu intelecto imperfeito, o único intelecto que a personalidade pode proporcionar, com uma imensidão de crendices, de doutrinas que não têm fundamento na Verdade e de uma carga de desilusões que ele processou como uma pesada mochila repleta de coisas desnecessárias. Por trazer essa bagagem podemos falar para o Expectante da necessidade de se esvaziar da mochila intelectual, das crendices e dos efeitos dolorosos que tudo isso provoca. Uma vez leve o peregrino encontra a trinca em sua coluna e aprende sobre a Força luminosa e sonora angelical que deve passar por essa ruptura causando-lhe os impulsos para avançar na Senda das Teletai de Mistérios auxiliado pela Ekklesia e por seu Hierofante. 

H:\Akoustikous\BogoCamiTelete..jpg


Figura 2: O caminhante, o coração pesado, a mochila cármica, o Batismo, as Teletai e a Santa Ekklesia.

É bastante comum que o Expectante encontre nos meios pelos quais ele pesquisa sobre Esoterismo e Espiritualidade a frase "siga o seu coração pois é nele que está o verdadeiro mestre". Tal afirmação pode ser verdadeira, mas, também pode ser uma crendice repleta de armadilhas. 

No começo da caminhada em direção às Teletai de Mistérios o coração encontra-se esmagado pelo peso milenar e ancestral da mochila cármica. O peregrino curva-se com dificuldade sobrecarregando os seus pés com um coração pesadamente emocional e dotado apenas de luzes falsas, enganosas e terrivelmente fantasiosas. Por isso mesmo no Batismo de Jesus João Batista diz que "não possui a dignidade, isto é, a autoridade (Exousiai) que o capacitaria a desatar as sandálias dos pés do Mestre Nazareno (Ev. de João, 1: 27)".

Na mui profunda e esotérica visão do profeta Ezequiel descrita em seu livro nos capítulos 1 e 10 ele vê debaixo das asas dos Anjos algo que é descrito da seguinte forma: "E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido (Ez. 1: 7)".

O Batismo de Jesus deveria transformar os seus pés em instrumentos de uma caminhada leve em direção aos mui levíssimos Anjos de Deus. Neles não podiam haver pó de carma e água tormentosa formando  o peso de lodo e lama repletos de raízes embaraçosas. Nessas raízes juntam-se todas as formas-pensamentos emocionais que cada personalidade microcósmica gera e em seguida armazena como carma e luz enganosa. As ditas emoções se acumulam no coração formando vozes e brilhos que não são nada confiáveis.

No coração mora, então, duas formas de sonoridade e uma delas é completamente intoxicada pelo nosso passado cármico, pelas nossas emoções, pela nossa insensatez e pela nossa ignorância. Isso tudo é representado na Alquimia pelo cobre não polido (♀). Justamente por razão dessa situação cardíaca a Bíblia nos diz o seguinte: "Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze (cobre), na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra. Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos".

Se é seu mais profundo anelo, caro amigo Expectante, seguir conosco por essa Senda Transfigurística Gnóstica, investigue cuidadosamente cada uma das palavras que aqui são ofertadas ao seu ouvido atento. Deixe as vozes e claridades enganosas depositadas como pesada mochila ao longo da sua jornada e se prepare para muitos profundos estudos esotéricos sempre baseados em grandes nomes de Iniciados Cristãos em quem não recai dúvida ou resquício de má reputação.

Ao longo dessa jornada você conhecerá alguns dos grandes e poderosos Filhos da Luz, dentre eles Pitágoras, Platão, Sócrates, o Mestre Essênio da Retidão, os discípulos de Jesus, Valentin Gnóstico, Mani persa, Elkessai, Paulo Samósata, Prisciliano, Niquetas, a família pirenaica dos Authier, Belibastes, CRC, Johannes Valentin Adreae, João Amós Comenius, Jacob Boehme, Paracelso, George Gichtel, Jan van Rijckemborgh, Catharose de Petri, o Irmão L. C. N., o Mebaker Jodachay Bilbakh e a Cruz de Luz que hoje atua no Oriente.

Como dissemos nos parágrafos anteriores, o caminhar exige disposição grandiosa para pesquisar, investigar e assimilar conteúdos que não são facilmente achados na Internet ou numa boa e ampla biblioteca esotérica. Pouca coisa, por exemplo, há nos livros e na Internet sobre o Mebaker Jodachay, o Irmão L. C. N. e sobre a família dos Authier os quais reformularam o Catarismo entre 1295 e 1321. Não há, igualmente, muita coisa sobre Mani persa na Internet e pouca informação sobre como está construído o seu Mito da Queda. É preciso que você empenhe grande esforço para ter em mãos o Conhecimento gnóstico em sua verdadeira formulação libertadora e iluminadora. Não é de boa utilização muitos dos materiais especulativos que existem na mídia a respeito do Maniqueísmo.

O que esperamos de você, caro peregrino, diante dessa dura realidade sobre as fontes do saber é que em seu ser mais profundo surjam a coragem e a dignidade próprios dos que por Dukkha amadureceram para trilharem a Senda dos Mistérios Sagrados. Confiamos no calor, na luz e na sonoridade que pouco a pouco surgirão em seu imo e contamos com o poder iniciático que eles gerarão em seu coração. Que Deus como fonte de verdadeira Luz tudo esclareça, aclare, a cada passo seu de retorno rumo ao Paraíso e Reino da Luz.